quarta-feira, 11 de junho de 2014

Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE (Comentário temático Módulo I)

Esta temática é me familiar desde 1991, altura em que surgiu o Decreto-Lei 319, a verdadeira pedra no charco da Educação Especial, desde lá muito se tem feito em prol das crianças e jovens com necessidades educativas especiais, em termos de trabalho dos profissionais.



O Decreto-lei nº3 de 2008, trouxe à pratica um ideia genial, avaliação segundo a CIF, que deixava para  trás a avaliação baseada em rótulos/categoria e onde a avaliação da funcionalidade dos alunos passou a ser determinante. Ainda muito à a fazer em termos de homogeneidade de critérios de avaliação e aplicação dos respectivos qualificadores.


O sistema esse nos últimos tempos é que enferma de comprometimentos GRAVES, que agravam a capacidade funcional das escolas em apoiar esses alunos. São empresas de prestação de serviços, profissionais partilhados, baixa prevalência de técnicos por número de alunos, que compromete seriamente a qualidade do trabalho. Mas, ainda sim faz-se um trabalho público que reputo excecional.



A expectativa de mudança legislativa, onde se prevê a inclusão de uma medida intermédia entre as ACI e os CEI´s, é aguardava com curiosidade.

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